quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dia 11/11 Fortaleza terá marcha em favor da vida



Pesquisa revela que 82% da população do País é contra a prática do aborto realizado por livre escolha





A Capital cearense terá, no próximo domingo, 11, um movimento em prol da vida. Será realizado, na Avenida Beira-Mar, um dos maiores cartões postais da cidade, a primeira Marcha pela Vida Contra o Aborto. O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para a proposta de legalização da prática do aborto que encontra-se em discussão no Congresso Nacional.


A ideia é chamar a atenção da sociedade para a proposta de legalização da prática do aborto que encontra-se em discussão no Congresso Nacional

A iniciativa é do Movimento em Favor da Vida (Movida) e do Brasil sem Aborto e conta com apoio de nomes significativos no País, como a cantora Elba Ramalho e a ex-senadora Heloísa Helena. A concentração começa às 16 h, no Aterro da Praia de Iracema, e a caminhada seguirá até a Praça dos Estressados. Espera-se, com a ação, de acordo com os organizadores, conseguir apoio da população contra mudanças na legislação do aborto, que está sendo debatida dentro da reforma do Código Penal Brasileiro, em tramitação no Senado.

Segundo Karla Montenegro, integrante do Movida, são duas grandes modificações em discussão no Senado Federal: A primeira, se aprovada, permitirá a prática do aborto até a 12ª semana de gestação, nos casos em que a mulher não tiver condições psicológicas de arcar com a gravidez, bastando, para isso, um laudo médico ou de um psicólogo.

A segunda, acrescenta ela, dá direito ao aborto em casos de anomalias graves e incuráveis que se verifiquem incompatíveis com a vida extrauterina, precisando do laudo de dois médicos. Para ela, a grande problemática acerca dessas liberações está na facilidade com que esses laudos possam ser produzidos.

"Isso deixa muitas brechas, já que fica ao arbítrio apenas do avaliador médico ou do psicólogo de saúde. E se uma mulher tiver uma gravidez indesejada e quiser abortar? Por isso, estamos nos movimentando contra essa discussão", afirma.

Karla Nascimento chama atenção, ainda, para pesquisa realizada pelo DataSenado e divulgada em setembro, que aponta rejeição de 82% da população do País em relação à descriminalização do aborto quando realizado por livre escolha, sem que a gestação seja fruto de estupro ou implique em risco de vida para a mãe.

"Não é um dado fácil de se ignorar. É interesse de todos os cidadãos que a vida seja protegida e esperamos que as leis de nosso País reflitam os nossos valores, porque não está refletindo com os anseios da população.

Movimento

O Movida é um movimento suprapartidário e suprarreligioso que conta com o apoio de instituições e entidades católicas, espíritas, evangélicas, entre outras. Durante a Marcha pela Vida Contra o Aborto, ocorrerá o colhimento de assinaturas para o Estatuto da Criança por Nascer, Projeto de Lei brasileiro de 2005, que garante a proteção ao feto.

RENATO BEZERRA

Nenhum comentário: