quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mons. Williamson expulso da FSSPX?

O blog francês “Les Intransigeants” noticia que Monsenhor Williamsom, um dos bispos ordenados por Monsenhor Lefebvrbe, tenha recebido um ultimato do Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, Monsenhor Bernard Fellay, para que cesse a difusão de seus “Comentários Eleison” e envie uma carta de desculpas pela confusão que os mesmos causaram entre os fiéis e sacerdotes da FSSPX, sob pena de expulsão da Fraternidade, em um prazo de dez dias.


Ainda de acordo com o blog tal ultimato havia sido dado em 04 de outubro ultimo. Consequentemente hoje este prazo já estaria estourado, no entanto até o momento nada foi noticiado pelo orgão oficial da Fraternidade, o DICI, e muito menos pelos sites da FSSPX do Brasil e da América Latina.


Tudo indica que não passe apenas de boatos. Esta “estratégia” tem sido, infelizmente, patente nos meios que se dizem tradicionais. Muitos boatos e conversas de internet serviram apenas para acalorar os ânimos a acentuar uma rachadura que há na Fraternidade entre “acordistas” e “anti-acordistas”. O fato é que o acordo não foi feito, e aparentemente não o será. Mas mesmos assim “anti-acordistas” insistem em suas redes de boatos. Isso é triste pois divide a tradição e torna seu crescente fortalecimento mais lento.


De minha parte, espero que isto não passe de um boato. Espero que os bispos da Fraternidade estejam juntos, unidos. Espero que um dia retornem à Roma. Espero que eles, estando de volta canonicamente à Igreja, iniciem um processo de restauração e amenização da crise de fé que abala toda  a Barca de Pedro. E enquanto isso não aconteça, que um acordo não seja buscado a qualquer custo sob pena de amordaçar e impedir a Fraternidade de ser o que ela é.


Que eu alcance a salvação de minha alma neste deserto onde vivo no interior do Ceará rodeado por Teologia da Libertação e carismatismo sentimantalista, sem falar nas outras tentações de fora que tentam me impedir de alcançar a salvação.



[Atualização em 24/10/2012, 07:50 - O boato não era boato e infelizmente se confirmou:]


Por DICI | Tradução: Fratres in Unum.com


Dom Richard Williamson, tendo se distanciado da direção e do governo da FSSPX há vários anos, e negando-se a manifestar o respeito e a obediência devidos aos seus superiores legítimos, foi declarado expulso da FSSPX por decisão do Superior Geral e do Conselho, em 4 de outubro de 2012. Um último prazo lhe havia sido concedido para se conformar ao disposto, ao termo do qual anunciou a difusão de uma “carta aberta” pedindo ao Superior Geral que renunciasse.


Esta dolorosa decisão se fez necessária em atenção ao bem comum da Fraternidade São Pio X e de seu governo, em conformidade com o que Dom Lefebvre denunciava: “É a destruição da autoridade. Como se pode exercer a autoridade se é necessário que ela peça a todos os membros que participem do exercício da autoridade?” (Ecône, 29 de junio de 1987).


Dado em Menzingen, 24 de outubro de 2012.

Um comentário:

Anonimo disse...

Graças a Deus encontrei alguém falando uma informação sem estar recheado de opiniões particulares, fofocas e juízos temerários!

Que Deus Nosso Senhor salve todas as nossas almas.