quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Posso votar no PT? (uma questão moral)

- Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz

1. Existe algum partido da Igreja Católica?

A Igreja, justamente por ser católica, isto é, universal, não pode estar confinada a um partido político. Ela “não se confunde de modo algum com a comunidade política”[2] e admite que os cidadãos tenham “opiniões legítimas, mas discordantes entre si, sobre a organização da realidade temporal”[3].

2. Então os fiéis católicos podem-se filiar a qualquer partido?

Não. Há partidos que abusam da pluralidade de opinião para defender atentados contra a lei moral, como o aborto e o casamento de pessoas do mesmo sexo. “Faz parte da missão da Igreja emitir juízo moral também sobre as realidades que dizem respeito à ordem política, quando o exijam os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas”[4].

3. O Partido dos Trabalhadores (PT) defende algum atentado contra a lei moral?

Sim. No 3º Congresso do PT, ocorrido entre agosto e setembro de 2007, foi aprovada a resolução “Por um Brasil de mulheres e homens livres e iguais”, que inclui a “defesa da autodeterminação das mulheres, da descriminalização do aborto e regulamentação do atendimento a todos os casos no serviço público”[5].

4. Todo político filiado ao PT é obrigado a acatar essa resolução?

Sim. Para ser candidato pelo PT é obrigatória a assinatura do Compromisso Partidário do Candidato ou Candidata Petista, que “indicará que o candidato ou candidata está previamente de acordo com as normas e resoluções do Partido, em relação tanto à campanha como ao exercício do mandato” (Estatuto do PT, art. 140, §1º[6]).

5. Que ocorre se o político contrariar uma resolução do Partido como essa, que apoia o aborto?

Em tal caso, ele “será passível de punição, que poderá ir da simples advertência até o desligamento do Partido com renúncia obrigatória ao mandato” (Estatuto do PT, art. 140, §2º). Em 17 de setembro de 2009, dois deputados foram punidos pelo Diretório Nacional. O motivo alegado é que eles “infringiram a ética-partidária ao ‘militarem’ contra resolução do 3º Congresso Nacional do PT a respeito da descriminalização do aborto”[7].

6. O PT agiu mal ao punir esses dois deputados?

Agiu mal, mas agiu coerentemente. Sendo um partido abortista, o PT é coerente ao não tolerar defensores da vida em seu meio. A mesma coerência devem ter os cristãos não votando no PT.

7. Mas eu conheço abortistas que pertencem a outros partidos, como o PSDB, o PMDB, o DEM...

Os políticos que pertencem a esses partidos podem ser abortistas por opção própria, mas não por obrigação partidária. Ao contrário, todo político filiado ao PT está comprometido com o aborto.

8. Talvez haja algum político que se tenha filiado ao PT sem prestar atenção ao compromisso pró-aborto que estava assinando...

Nesse caso, é dever do político pró-vida desfiliar-se do PT, após ter verificado o engano cometido.

9. Que falta comete um cristão que vota em um candidato de um partido abortista, como o PT?

Se o cristão vota no PT consciente de tudo quanto foi dito acima, comete pecado grave, porque coopera conscientemente com um pecado grave. O Catecismo da Igreja Católica ensina sobre a cooperação com o pecado de outra pessoa: “O pecado é um ato pessoal. Além disso, temos responsabilidade nos pecados cometidos por outros, quandoneles cooperamos: participando neles direta e voluntariamente; mandando, aconselhando, louvando ou aprovando esses pecados; não os revelando ou não os impedindo, quando a isso somos obrigados; protegendo os que fazem o mal”[8]. Ora, quem vota no PT, de fato aprova, ou seja, contribui com seu voto para que possa ser praticado o que constitui um pecado grave.

Em síntese:

Um cristão não pode apoiar com seu voto um candidato comprometido com o aborto:

– ou pela pertença a um partido que obriga o candidato a esse compromisso (é o caso do PT)

– ou por opção pessoal.

www.providaanapolis.org.br

Divulgue este documento. Instrua os eleitores cristãos.

Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz
Presidente do Pró-Vida de Anápolis
Telefax: 55+62+3321-0900
Caixa Postal 456
75024-970 Anápolis GO
http://www.providaanapolis.org.br"
Coração Imaculado de Maria, livrai-nos da maldição do aborto"

[1] Extraído da edição n. 133 do boletim “Aborto. Faça alguma coisa pela vida”, do Pró-Vida de Anápolis, publicada em 12 de junho de 2010. Foram atualizadas as citações, de acordo com o novo Estatuto do PT, assim como os endereços da Internet.

[2] Concílio Vaticano II, Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”, n. 76.
[3] Concílio Vaticano II, Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”, n. 75.
[4] Catecismo da Igreja Católica, n. 2246, citando “Gaudium et Spes, n. 76.
[5] Resoluções do 3º Congresso do PT, p. 80. in: http://www.pt.org.br/arquivos/Resolucoesdo3oCongressoPT.pdf
[6] Estatuto do Partido dos Trabalhadores, Redação final aprovada pelo Diretório Nacional em 09/02/2012, in:http://www.pt.org.br/arquivos/ESTATUTO_PT_2012_-_VERSAO_FINAL.pdf

[7] DN suspende direitos partidários de Luiz Bassuma e Henrique Afonso, 17 set. 2009, in: http://pt.jusbrasil.com.br/politica/3686701/dn-suspende-direitos-partidarios-de-luiz-bassuma-e-henrique-afonso

[8] Catecismo da Igreja Católica, n. 1868.

2 comentários:

Isayas disse...

V PASSARIA EM CARTORIO PROCURAÇÃO AO DIABO PARA AGIR EM SEU NOME?

Que saudade de nosso grande bispo-herói D Luiz Bergonzini! Que pena que há tão poucos como ele, D Aldo, D Beni e alguns anexos, a não ser o eminente padre Paulo Ricardo e uns próximos a ele como os padres Lodi, Berardo e poucos mais!
Por outro lado, lamentável tantos católicos comportando-se como alienados pensando apenas em "correr atrás", preocupados só com finanças, diversão, tournées, futebol e os Neymars da vida; os interesses do Reino de Deus ficam para depois. Aí o sujeito arranja tantos afazeres - o diabo se encarrega de o distrair - e quando der por fé a morte está às portas, avisando: está na hora de partir, se houver tal chance, então a pessoa dará contas de uma vida vazia, foi apenas para cuidar "da barriga prá baixo", deixando um bom patrimonio à família, pena que tudo só material; infelizmente, agora já é tarde e a parte espiritual, se não se extinguiu de todo, resta apenas vagas memórias; que apresentará a Deus de membro a que foi chamado a integrar-Lhe o Reino?
Assim, por ex., se compartilho do PT comunista (ou de sua irmã, a esquerdista Teologia da Libertação) como membro ou eleitor, colaborando na perseguição à Igreja, na destruição da fé, da ético-moralidade e mais, equivale a "ir ao cartório e passar a procuração para o diabo agir em meu nome"; todos os comparsas do PT, assim como eleitors, compartilham das leis anti cristãs postas em vigor e projetos iníquos que tramitem nas suas pautas; note que a perseguição frontal à Igreja, como retirada de crucifixos de repartições públicas, incentivos às paradas gays, glbts, aborto, pedofilia etc., quem votou neles tem parte nisso.
Ou então Satanás terá triunfado sobre mim e serei seu cativo pela eternidade afora...
Não basta lamentar; que poderei fazer de concreto pelo Reino de Deus, no aqui, já, agora sem demora e esforçar-me por reverter essa situação?
Enquanto resta algo da fé, ainda vivo e há tempo de recomeçar...

Isayas disse...

DOM ODILO AGE COMO UM LEÃO DA FÉ!
O eminente sr. Cardeal Dom Odilo realiza um grande trabalho à frente da Arquidiocese de S Paulo, enfrentando a tudo e todos que ousem atentar gratuitamente contra a Igreja, acompanho-o pela mídia. Vejam os embates contra o candidato da Igreja Universal do sectário-abortista-trapaceiro Edir Macedo e seu filhote Russomanno, do PRB, e por sinal, calaram-se; idem, contra o abortista e comunista PT-Haddad, mostrando a traição à Igreja de quem eleger o PT, agente global do igualitarismo da miséria e opressão, doutrinador mundial do marxismo cultural, coadjuvado pela esquerdista Teologia da Libertação, todos subsidiários da Nova (Des) Ordem Mundial. Há 2 exemplos desses modelos: os "países-prisão" Cuba e Coreia do Norte e o seu "gado confinado", gerenciado pelos carcereiros Fidel Castro e Kim Jong Um, fornecendo péssima ração o que leva todo esse "gado estabulado" a sofrer privação total material do conforto moderno. Aliás, o PT e o PRB têem muito de macabro em comum, o aborto e a qualidade de seus gerentes e colaboradores, dispensando-se nomeá-los, parecendo serem algo aliados por causa de encontros e muitos macabros pontos de vista próximos.
Note-se que D Odilo que não deixou por menos ao repudiar o Russomanno e seu PRB de que a Igreja Católica seria responsável pela aprovação e ditribuição do kit gay! Que absurdo! O pai do kit gay é o comunista PT-Haddad possuidores de DNA caluniador e hipócrita, divisor de pessoas e aproveitador da situação para dominar; são oportunistas por natureza, pautam-se sob os "10 mandamentos de Lênin", confira na net, e do satanista Marx que afirma: "nada há de absoluto, definitivo ou sagrado"; e olhe que refuta a outras insinuações injustas à Igreja, na hora, sem demora. É do estilo do conhecido Pe Paulo Ricardo!
Portanto, afirmo que o católico que votar em qualquer candidato de um desses partidos abortistas é excluído automáticamente da Igreja por grave apostasia, assim como noutros candidatos quaisquer desses partidos, equivalendo a “IR AO CARTÓRIO E PASSAR A PROCURAÇÃO A SATANÁS PARA AGIR EM SEU NOME”.
V confiaria em Edir Macedo - lembra-se dos vídeos em que doutrinava pastores de como arrecadar dinheiro e até o triângulo em cima, à frente de seus templos representar o da maçonaria, denunciado até por outros pastores de ser maçon? E Lula "pobrezinho" com mais de U$ 2,000,000,000 de fortuna, cuja meta é denunciar os ricos, as elites, tomar deles e levar para o PT!
Se votar neles, saiba que v. acredita e pede proteção a Satanás!