sexta-feira, 16 de março de 2012

EXTRA: Comunicado do Vaticano sobre a FSSPX



Cidade do Vaticano, 16 de março de 2012 (VIS) - Dada a seguir é o texto de um comunicado relativo à Sociedade de São Pio X, lançado esta manhã pelo Instituto Imprensa da Santa Sé.

"Durante a reunião de 14 de Setembro 2011 entre o cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão" Ecclesia Dei", e Bispo Bernard Fellay, superior geral da Fraternidade São Pio X, o último foi presenteado com um preâmbulo Doutrinária, acompanhado por uma nota preliminar, como uma base fundamental para alcançar a reconciliação plena com a Sé Apostólica. Isto definiu alguns princípios doutrinais e critérios para a doutrina a interpretação católica, que são necessários para garantir a fidelidade à Igreja Magistério e "sentire cum Ecclesia".

"A resposta da Sociedade de São Pio X do Preâmbulo doutrinária citada, que chegou em janeiro de 2012, foi examinado pela Congregação para a Doutrina da Fé antes de ser apresentado ao Santo Padre para o seu julgamento. De acordo com a decisão tomada pelo Papa Bento XVI, Dom Fellay foi, em uma carta entregue hoje, informado sobre a avaliação de sua resposta. A carta afirma que a posição que ele expressou não é suficiente para superar os problemas doutrinais que estão na base da cisão entre a Santa Sé e da Sociedade de São Pio X.

"No final da reunião de hoje, movido pela preocupação de evitar uma ruptura eclesial de conseqüências dolorosas e incalculável, o superior geral da Fraternidade São Pio X foi convidado a esclarecer a sua posição, a fim de ser capaz de curar a fenda existente, como é o desejo do Papa Bento XVI ".

Nenhum comentário: