domingo, 13 de novembro de 2011

“À mocidade é que devemos dirigirnos, a ela é que devemos seduzir, sem que disso desconfie, sob o estandarte das sociedades secretas”

 

Você jovem que se interessa pelo secreto, que vê na Maçonaria uma instituição curiosa e interessante de ser seguida, ou tal vez até mesmo algo bom, veja os métodos desta instituição. Veja que não vem de agora:

Esmagai o inimigo quem quer que ele seja, esmagai o poderoso à força de maledicência ou de calúnias; mas principalmente esmagai-o no ovo. À mocidade é que devemos dirigirnos, a ela é que devemos seduzir, sem que disso desconfie, sob  o estandarte das sociedades secretas. Para caminhar com passos contados, mas seguros, nesta via perigosa, duas coisas são indispensáveis. Deveis simular a simplicidade das pombas e a prudência das serpentes. Vossos pais, filhos e mulheres, até, devem sempre ignorar os segredos que guardais no peito; e se vos aprouvesse, para melhor iludir as vistas inquisitoriais, ir muitas vezes à confissão, estais como de direito autorizados a guardar o silêncio mais absoluto sobre estas coisas. Vós sabeis que a mínima revelação, o mais leve indício que escape no tribunal da Penitência ou em outra qualquer parte, pode acarretar grandes calamidades, e que o revelador voluntário ou involuntário assina a sua sentença de morte.

Documento da Loja Maçônica Alta Venda apreendido pela Polícia dos Estados Pontifícios em 1846.

Nenhum comentário: