quarta-feira, 20 de julho de 2011

O que é meditação?

"Meditação é uma diligente e afetuosa ação de nosso entendimento e vontade com que a alma procura conhecer alguma oculta verdade das coisas Divinas em ordem a fugir [d]o mal e abraçar o bem" (Meditações para todos os dias da semana, pelo exercício das três potências da alma, conforme ensina sto. Inácio, pelo padre Alexandre de Gusmão, ano de 1689)

2 comentários:

Francisco Silva de Castro disse...

Meditação para o catolicismo seria reflexão. Ocupar a mente para se entender uma doutrina ou aspecto da fé. Mas para o oriental meditação é contemplação; É simplesmente silenciar a mente. No caso temos também o estado contemplativo que é mais perfeito do que a meditação. Pois na meditação procuramos falar sobre Deus e na contemplação deixarmos que Deus nos fale.

Moisés Gomes disse...

Isso mesmo Francisco. Assim diz o livro de obde estou retirando estes textos:
"Oração se define como uma elevação da nossa mente a Deus por devoto e pio afeto. Esta oração, ou é vocal, ou é mental: a vocal é a que se faz com a palavra, e a mental é a que se faz com o entendimento, e vontade; a qual oração mental se divide em meditação e contemplação. Da contemplação tratam os autores de mais elevado espírito; da meditação trataremos nós aqui com a brevidade e clareza que nos for possível"