segunda-feira, 7 de março de 2011

O novo confessionário

Padre Kaltenegger e seu sacristão Hias encomendam um novo confessionário com o carpinteiro da aldeia. Depois que a boa peça ficou pronta ambos ficaram em frente dela e se maravilharam com o novo local para o perdão dos pecados. De repente, o padre teve a seguinte idéia: “Você, Hias, me diga uma coisa, e se o confessionário não for à prova de som?“ O sacristão respondeu: “Seu padre, precisamos testar. Eu vou para dentro e digo uma coisa, e se o senhor não escutar nada do lado de fora, então, o confessionário está funcionando bem.”

Dito e feito, o sacristão se senta lá dentro e pensa: Finalmente, uma boa oportunidade para conversar com o padre de maneira clara. Assim, ele grita com toda a força: “Eu acho que o sacristão precisa urgentemente de um aumento salarial!” Quando ele sai do confessionário, o padre diz: “Hias, não se escuta nada, nem uma única palavrinha!”

Hias pensa: “Não pode ser, eu gritei como o Leão de Judá, o senhor deve ter escutado”. Incrédulo ele sugere: “Sim, se é assim, então, entre o senhor lá dentro, senhor padre, enquanto eu fico aqui do lado de fora, para ver se realmente não se escuta nada.” O padre entra no confessionário e grita tão alto como Hias: “Eu preciso descobrir quem é que constantemente toma o meu vinho da missa!” Quando ele saiu, Hias balança a cabeça e diz: “Seu padre, o senhor tem mesmo razão! Não se escuta mesmo nada!”

Nenhum comentário: