quinta-feira, 29 de maio de 2008

Resposta a um "Filho do Céu"

Amigos leitores, paras os que não sabem, um dia fui membro da RCC e dela saí pelos motivos que abaixo trancrevo. Copio abaixo uma resposta que dei a um certo Filho do Céu, assim ele se identifica, quando ele vem me falar das "belezas" da RCC. São apenas três páginas, é um pouco comprida, mas vale a pena conferir (Os comentários em vermelho são meus):
***
Prezado “filho de céu”, a paz de Jesus e o amor de Maria!Como você não se identificou, e pelo seu tom de conversa e seu péssimo português, suspeito saberquem você é, mas vou me dirigir a você como “filho do céu”, não sei se aquele que foi decaído de lá.Desde já me desculpo pelo tamanho da resposta, mas peço que leia cada linha, pois foram todas necessárias.
___________________________________________________________
1Você me diz: Estou te escrevendo só para te informar que a Renovação Carismatica é100% católica, pois naceu em pentecoste com os carismas, dons e ministérios com a finalidade delevar o povo de DEUS a uma intimidade maior entre o Pai e o Filho, através do Espírito Santo. Suasobras de fé e miligres são motivo de força maior para nos levar a um mergulho maior na ciência esabedoria Divína; pois tudo é exercido através da fé e da aceitação do Senhorio de JESUS.
Caro filho (decaído) do Céu, a RCC não é 100% católica. Se você não sabe, ela nasceu doherético pentecostalismo protestante, e isso os seus próprios líderes admitem, leia esta citação:"Damos por suposta uma continuidade entre neo Pentecostalismo católico e Pentecostalismoprotestante dos anos 1900, bem como entre este e o revivalismo americano do século XIX. Estacontinuidade é verificável e declarada". (Claude Gérest, A Hora dos Carismas, in R. Laurentin, E.Dussel L. Boros, C. Duquoc et Allii, Os Carismas, Revista Concilium 129, 1977/1979, editora Vozes,Petrópolis, p.16 – os destaques são meus)Então, é publicamente admitido e declarado que a RCC vem do Protestantismo. Como você sabeNosso Senhor disse que a árvore má não pode dar bom fruto (cf. Mt7, 17-18). O protestantismo éárvore má, porque é heresia condenada pela Igreja no Concílio infalível de Trento. Logo, oPentecostalismo é mau fruto dessa árvore má. Como pode, então, os católicos pretenderem colherbom fruto da árvore protestante? Como podem os católicos bem se alimentar de um fruto venenosode uma árvore má? A RCC é fruto de uma árvore má. Logo, a RCC é má, e está errada. Por isso, oscatólicos que comem do fruto pentecostal carismático protestante estão sendo envenenados deprotestantismo. E para que fique bem provado que isso é reconhecido pelos autores carismáticos doulheoutra citação de outro autor:"O novo Pentecostes, ou melhor, o despertar carismático, como fenômeno de massa, para arenovação da Igreja no clima de Pentecostes, nasceu nos Estados unidos, e fora da Igreja católica" (S.Falvo, A Hora do Espírito Santo, Paulinas, São Paulo, 1986, p. 25 – o sublinhado é meu).
___________________________________________________________
2Você me diz: Resalto que sem a fé é impossível agradar a DEUS(Heb:11,1)e tudo o queacontece na Santa Liturgia é razão de fé. Nisto vimos que a RCC é e sempre será uma obra de DEUS,para a IGREJA e para o povo de DEUS, pois a igreja já admite verbalmente que sem a unção doEspírito Santo é impossível vé na igreja obra de DEUS.
Você vem me falar de fé? Os Carismáticos, você sabe, reconhecem que têm pouca doutrina. Pelomenos falam muito pouco de suas doutrinas para os membros de seu movimento, tanto que você nãosabia que ela nascera do protestantismo.Por outro lado, é patente que nas reuniões carismáticas há um clima emocional muito intenso,como gritos, danças, convulsões, risos, e até com latidos e grunhidos. Não sou eu que digo isso, apesarde já ter presenciado, são os próprios carismáticos que o reconhecem e que atribuem esseemocionalismo à ação do Espírito Santo.Como prova disso, cito o que confessa um autor carismático, Claude Gérest, sobre o que ocorrianas manifestações do pentecostalismo do "revival" protestante, da qual veio o pentecostalismocatólico e com manifestações do mesmo tipo:"No meio ‘revivalista’, é de suma importância que a conversão seja provocada (embora venhade Deus) e também que seja reconhecida. Reconhecida pelo convertido, pois deve ser experiênciasentida; reconhecida pela assembléia, pois lhe é o princípio sociológico. O reconhecimento é dado‘pelo testemunho interior do Espírito Santo’, segundo toda uma tradição protestante e mística. Faz-setambém e por toda sorte de manifestações de emotividade. As menos inquietantes são os choros, asaclamações, o transbordamento de entusiasmo. Mas existem outras mais estranhas: comoçõescatalépticas, latidos, convulsões e cambalhotas (fala-se hoje de ‘holly rollers’)" (Claude Gérest, AHora dos Carismas, in Os Carismas, Formas Sociais do caráter imprevisível da Graça, in OsCarismas, Revista Concilium 129, 1977/1979, editora Vozes, Petrópolis, p.24. O sublinhado é meu).E caro filho do céu, espírito que se manifesta dessa maneira não é O Santo, confira Mateus,capítulo VIII versículos 30 e seguintes.
___________________________________________________________
3Você me diz: A canção nova por exemplo: nasceu da rcc, caminha com a rcc e com elaajuda a igreja dá seus passos de fé, nisto reconhecemos os trabalhode Pe.Jonas Abib, pois foi emvirtude disso que a nossa autoridade maior o elejeu Mansenhor Jonas Abib, um titulo do tamanho do coração da RCC.
E é exatamente por ter nascido da RCC que a Canção Nova, que só canta velho protestantismo,não ajuda em nada a Igreja, mas escandalosamente ensina doutrinas anti--católicas, como porexemplo, (de muitos outros que eu poderia citar) a seguinte afirmação do agora mons. Jonas Abib emsua mensagem de Natal:“(...) Jesus assumiu sobre si todos os meus e todos os seus pecados e os levou em si para a cruz e alios encravou definitivamente. Há ainda outra pergunta muito mais séria do que as anteriores: se é assim,por que é que o mundo continua como está e por que é que as pessoas continuam como são? É porque anossa salvação, que já aconteceu, precisa ser assumida por cada um de nós. É só assumir.”De padre, o líder da Canção Nova passou para Monsenhor. Mas de idéias não mudou: continuaprotestante. É como a serpente que troca de pele, mas não de veneno. Ou como os lobos, que trocamde pelo, mas não de vício. Para Lutero, bastava crer estar salvo e se poderia pecar à vontade, porquecrendo na salvação, automaticamente se estava salvo. Com efeito, o princípio fundamental da heresialuterana foi: "Crê firmemente e peca à vontade". Monsenhor Jonas Abib ainda não ensina que se podepecar, mas já ensina a primeira parte do credo luterano: quem acredita --quem "assume" que estásalvo, já fica salvo, sem precisar fazer mais nada. É o que se lê nesse artigo repetitivo do protestanteMonsenhor Jonas Abib, da Canção Nova.
___________________________________________________________
4Você me diz: De que irei eu mim orgulhar? a palavra de Deus diz que aquele que quiser seorgulhar que se orgulhe no Senhor(Tig:4ss), entou eu posso mim orgulhar de ser filho de Deus, serimangem e semelhança do seu ser, de ter um salvador e libertador, JESUS, que morreu e ressucitoupor mim, E DE AGORA, NA PLENITUDE DOS TEMPOS RECEBER O PENHODO ESPÍRITO, PARA ORAR EMLINGUAS, INTERPRETALAS, PROFETIZAR, CURAR, LIBERTAR em nome de JESUS, cuja fé nósprofessamos que ressucitou dos mortos. Somos filhos da luz, portadores da graça, autenticos e araltosdo EVANGELHO. Temos uma missão: DE BATIZAR EM NOME DE JESUS E PARA A GLORIA DE DEUS,TODOS OS QUE SE ACHAREM DIGNOS DE SE CHAMAREM CRISTÃOS, E ACEITAREM A SALVAÇÃO QUEDESCE DO CÉU.
Você lê a Bíblia como um protestante. Interpretando-a ao seu bel prazer, e mal sabe que a IgrejaCatólica em seu Magistério é que possui a verdadeira interpretação da Palavra. Sobre os carismas éinegável que às vezes Deus concede graças verdadeiramente sensíveis, até mesmo fenômenosextraordinários a certas pessoas. Os verdadeiros carismas presentes na Igreja Primitiva é um claroexemplo desses fenômenos extraordinários. Um dos maiores erros da RCC certamente é querertransformar algo extraordinário em ordinário e até necessário para todos, provocando assim umaexacerbação do misticismo, que nada tem de santidade ou espiritualidade católica, como vão atestaros santos. É interessante notar que São Tomás de Aquino nunca se refere aos carismas como sendoum fenômeno contemporâneo. Ele fala sobre eles apenas com referência aos tempos Apostólicos. Parauma explicação mais profunda sobre esses fenômenos, aconselho que se leiam seus escritos.Basicamente, os verdadeiros carismas foram dons que capacitaram a Igreja primitiva a seespalhar rapidamente até os confins do mundo até então conhecido e tornar-se bem estabelecida antesda morte dos Apóstolos. Como já foi dito antes e como bem elucidou São Paulo na sua II Epístola aosCoríntios, o propósito dos dons era a edificação da Igreja e não a santificação daqueles a quem eleseram conferidos.O dom das línguas foi dado para permitir que o Evangelho fosse pregado a todos os ouvintesindependente de seus idiomas. Profecia, curas, milagres, etc. foram dados para provar a veracidadedas pregações da Igreja e para promover conversões.Com a conquista de uma Universalidade Moral pela Igreja, a necessidade de tais fenômenoscessou por várias razões. Primeiramente, por causa da presença de povos de tudo quanto énacionalidade dentro do Corpo da Igreja e em segundo lugar, por causa do comprovadoestabelecimento da Igreja como Verdadeira Religião em um curto espaço de tempo.O mesmo argumento pode ser feito hoje contra a presença contemporânea dos carismas. Umavez que a Igreja é agora tanto moralmente quanto fisicamente Universal, abrigando pessoas - mesmodo Clero - de tudo quanto é nação e língua, que necessidade haveria da glossolalia para aevangelização? Uma vez que a Igreja já possui quase dois mil anos de existência comprovada comoVerdadeira Religião, que necessidade ela teria dos carismas para provar sua Doutrina? Como declaraSanto Agostinho:“Uma vez que mesmo agora quando o Espírito Santo é recebido, ninguém fala nas línguas de todasas nações, é porque a própria Igreja já fala na língua de todas as nações: Já que quem quer que seja quenão está dentro da Igreja, não recebeu ainda o Espírito Santo" (Santo Agostinho, Tratado de XXXIIsobre João).É bem sabido que o Diabo e seus demônios podem produzir prodígios que a princípio parecemmilagres para os mais desavisados, como na história do Mago Simão e sua "milagrosa levitação"desbancada por São Paulo. Portanto é extremamente perigoso ir aceitando de cara, qualquerfenômeno extraordinário como sendo de origem divina. O grande místico e doutor da Igreja, São Joãoda Cruz, tão freqüentemente citado e tão mal compreendido pelos "gurus" espirituais modernos,tinha o seguinte a dizer, concernente à supostas "revelações pessoais" vindas de Deus e que foramexperimentadas por alguns de seus contemporâneos:"E eu temo muitíssimo pelo que está acontecendo nesses nossos tempos: se qualquer alma, seja láqual for depois de um pouquinho de meditação, tiver em suas recordações uma dessas locuções,imediatamente "batizá-las” como vindas de Deus e com tal suposição disser: "Deus me disse", "Deus merespondeu". Ainda que não seja exatamente assim, mas, como já dissemos, essas pessoas sãofreqüentemente os autores de suas próprias locuções". (São João da Cruz - A Subida do Monte Carmelo– sublinhados meus)."Através do desejo de aceitá-las, eles abrem as portas para o demônio. O demônio pode entãoenganá-los usando outras comunicações espertamente fingidas e disfarçadas como genuínas. Naspalavras do Apóstolo, ele pode transformar-se em "anjo de luz” (II Cor. 11:14) [“e você diz:’{Somosfilhos da luz}(sic)”]... Independentemente da causa dessas apreensões, é sempre bom para um homemrejeitá-las de olhos fechados. Se ele fracassa em assim fazer, ele acabará por dar espaço para aquelasque tem origem diabólica e dará poder ao demônio para que se aposse de suas próprias comunicações. Enão é só isso, as representações diabólicas se multiplicarão enquanto aquelas que vem de Deusgradualmente cessarão, de forma que dali a pouco todas virão do demônio e nenhuma delas de Deus.Isso tem ocorrido com muitos incautos e não-instruídos".(S. João da Cruz - A Subida do Monte Carmelo– sublinhados meus)De fato, Nosso Senhor Jesus Cristo adverte a Igreja dos perigos de aceitar de cara supostosmilagres: porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres e prodígios a pontode seduzir se isto fosse possível até mesmo os escolhidos. (Mt 24,24)Mais estarrecedor ainda é sua advertência:"Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz avontade do meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nósem vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, noentanto, eu lhes direi: nunca vos conheci. Retirem-vos de mim, operários maus!” (Mt 7,21-23).
___________________________________________________________
5Você me diz: Não os que andam por aí com vergonha desse titulo,e BLASFÊMAM públicamenteas obras do SANTO ESPÌRITO, estes sim são os verdadeiros espíritos de porcos, homens indolentes,que despresam as obrs do eterno. Como diz a escritura: (Porque aqueles que foram uma veziluminados saborearam o dom celestial, participaram dos dons do Espírito Santo, experimentaram adoçura da palavra de Deus e as maravilhas do mundo vindouro e, apesar disso, caíram na apostasia, éimpossível que se renovem outra vez para a penitência, visto que, da sua parte, crucificaram de novoo Filho de Deus e publicamente o escarneceram. HEB:6,4-6).
Bom, quanto a estas suas afirmações, creio eu já tê-las explicados em refutas anteriores,principalmente a dos espíritos de porcos. Não sei, porém de qual título você fala. Pude entender quemé você exatamente neste parágrafo. Por seu tom acusador deu pra perceber que você é a cobrinhacriada de seu irmão. Mas estou ciente e de consciência tranqüila de que nunca blasfemei contra oEspírito Santo, pois o espírito que denuncio é o que faz você orar em línguas que ninguém entende,nem mesmo você. Veja o que diz Santo Agostinho (o sublinhado é meu):"Quem em nossos dias, espera que aqueles a quem são impostas as mãos para que recebam oEspírito Santo, devem portanto falar em línguas , saiba que esses sinais foram necessários para aqueletempo. Pois eles foram dados com o significado de que o Espírito seria derramado sobre os homens detodas as línguas, para demonstrar que o Evangelho de Deus seria proclamado em todas as línguasexistentes sobre a Terra. Portanto o que aconteceu, aconteceu com esse significado e passou"E ainda lhe digo o que é blasfêmia: é o uso pejorativo do nome de Deus, de Nosso Senhor, deNossa Senhora ou dos Santos e Anjos. Exemplo de blasfêmia é amaldiçoar o nome de Deus, (coisa que,felizmente, nossa língua portuguesa, diferentemente de outras, praticamente desconhece), contarpiadas indecentes com Deus ou os Santos, imprecar contra a Divina Providência, etc.
___________________________________________________________
6Você me diz: Meu amado e Estimo Irmão em Cristo Jesus, acaso não sabéis que o Senhorquando se revestiu de tal glória, quis derramar sobre todos nós os mistérios, dons e serviços doEspirito Santo para o crescimento de sua Igreja, coluna e sustentaculo da fé. Veja o que diz a Palavra:A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para oaperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo,até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmoso estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças aosabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens ede seus artifícios enganadores.(Efe:4,11-14).
Você mesmo se deixou levar, assim como eu um dia me deixei também, por esse sopro dedoutrina humana e protestante, como já expliquei anteriormente. Sobre a diversidade dos dons ecarismas também expliquei acima a sua necessidade para a Igreja.
___________________________________________________________
7Você me diz: Caro Amigo, é bém verdade que nela a muitos erros como á també na própriaigreja, mais o que nos move é a fé.
Você acerta em cheio ao afirmar que na RCC há muitos erros, mas erra feio ao afirmar que naIgreja também há. Meu caro, a Igreja é Una e Santa, Católica (universal), Apostólica e Romana, forada qual não há salvação. Afirmando isso que você diz teríamos de mudar o Símbolo Apostólico e oNicenoconstantinopolitano que afirmam a mesma profissão de Fé. Mostre-me algum documento,citação, etc., da Santa Sé afirmando: “a Igreja Católica não é Santa, não é Una, não é Católica, nemApostólica e nem Romana” que eu comerei os meus sapatos em sua frente e serei protestante! Paraprovar o contrário dessa aberração que você afirmou cito o Papa Bonifácio VIII:Uma, santa, católica e apostólica: esta é a Igreja que devemos crer e professar já que é isso o que aensina a fé. Nesta Igreja cremos com firmeza e com simplicidade testemunhamos. Fora dela não hásalvação, nem remissão dos pecados, como declara o esposo no Cântico: "Uma só é minha pomba semdefeito. Uma só a preferida pela mãe que a gerou" (Ct 6,9). Ela representa o único corpo místico, cujacabeça é Cristo e Deus é a cabeça de Cristo. Nela existe "um só Senhor, uma só fé e um só batismo" (Ef4,5).( Bula Unam Sanctam, papa Bonifácio VIII)Você acha por acaso que Cristo tem defeitos, erros? Como então seu Corpo Místico apresentarerros? Isso fere a nossa razão, pois a Igreja é o próprio Cristo, sendo assim PERFEITA.
___________________________________________________________
(...)
Que Deus te abençoe e Maria te guarde!
Moisés Gomes de Lima
Catequista da paróquia de S. João Batista, Cedro – Ce.
“Sou chamado a ser Ministro da Esperança” (cf. Spe Salvi, Papa Bento XVI)

Nenhum comentário: