domingo, 30 de janeiro de 2011

Resposta a [Frutos do “Livre Exame” Protestante]

Queridos leitores, a paz de Jesus e o amor de Maria!

Publicamos os comentários feitos por um leitor protestante ao post Frutos do "Livre Exame" Protestante, e logo após a nossa resposta.

 

LEITOR PROTESTANTE

Caríssimo Moisés,você manifestou sua opinião acerca dos protestantes e eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas acerca do assunto.A primeira: Quem lhe disse que a única instituição que tem

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Frutos do "Livre Exame" Protestante

          


Pra quem não sabe, o livre exame, é uma das teses do herege Lutero, que o mesmo inventou em sua revolta contra a Igreja de Jesus Cristo. Dentre outras teses, e resumidamente falando sobre esta (o livre exame), ele ensina que todo cristão é inspirado pelo Espírito Santo ao ler a Sagrada Escritura, e que não precisa de ninguém que o oriente e que cada interpretação dali retirada é válida (pelo fato deste estar "inspirado" pelo Espírito Santo). Ora, sabemos que o Espírito Santo não se contradiz (isso é impossível para Deus), então por que será que cada denominação protestante (pra dizer seita protestante mesmo) tem sua própria interpretação da Bíblia e cada uma diferente das outras? Será que o Espírito Santo se contradiz, ou será que o espírito que anima a interpretação dos protestantes não é o Santo? E se não é o Espírito Santo, de quem é o espírito que gera dúvidas, erros e divisões?



domingo, 23 de janeiro de 2011

Receba novidades do §|Olhar Católico|§ no seu e-mail


Assine os feed's!


RSS Feed RSS - Posts


RSS Feed RSS - Comments



 

Ou então receba via e-mail clicando no blog no local indicado da figura!



Em breve sortearei alguns brindes para os assinantes.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Igreja Católica, a única e verdadeira.





Se outras Igrejas também se dizem verdadeiras, como poderemos saber que só a Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Cristo?




É fácil: a verdadeira Igreja de Cristo deve ser una, santa, católica e apostólica – como dizemos no Credo, cada Missa de domingo e dia santo.


 




88. As Notas da Igreja de Cristo



Vamos provar que a Igreja de Cristo deve ter quatro notas.



I. Unidade



a) Cristo instituiu uma só Igreja: “Eu edificarei a minha Igreja” (Mt 16.19); e ela deve conservar-se uma só : “um só rebanho e um só pastor” (Jô 10.16)



E S. Paulo explica que “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef. 4.5)



b) A Igreja é una, porque tem um só governo, uma só fé e um só culto.



II. Santidade.



a) Cristo veio ao mundo para santificar os homens. Ele quer que nós nos santifiquemos (Jo 17.19). E para isto isto pregou uma doutrina de santidade e instituiu os meios de santificação ( os sacramentos).



b) Por isso a sua Igreja deve ter santidade, isto é, deve:



Pregar uma doutrina de santidade



Utilizar os seus meios de santificação;



Produzir Santos.



III. Catolicidade.



a) Cristo veio salvar todos os homens: “pregai o Evangelho a todas as criaturas” ( Mc 16.15). em todos os tempos” até a consumação dos séculos” (Mt 28.20)



b) Então a sua Igreja deve ser para todos os homens e para todos os tempos, sem nada mudar dos seus princípios.



IV. Apostolicidade



a) Cristo entregou sua Igreja aos apóstolos confiando-lhes a pregação do Evangelho e o governo espiritual dos homens.



b) Portanto, a Igreja de Cristo tem de ser a mesma que começou com os Apóstolos, conservando a mesma doutrina pregada pelos Apóstolos e com chefes que se prendem aos Apóstolos por uma serie ininterrupta.



89. Só a Igreja Católica é verdadeira.



Só ela tem as notas da Igreja de Cristo. Só ela é una, santa, católica e apostólica.



Vejamos



I. Só ela é una. Tem:



- um só chefe universal – o Papa;



– uma só fé: é uma beleza ver a Igreja de S. Pedro em Roma, católicos de todo o mundo rezarem o Credo: todos crêem as mesmas verdades.



- um só culto: Em Roma, na Austrália, ou no congo, acompanho a S. Missa pelo meu missal, como na minha paróquia: e recebo do mesmo modo, os mesmo sacramentos



(nota do digitador: isso era claro apenas quando tínhamos o belo rito de São Pio V, agora com a missa nova em vernáculo, cada paróquia tem sua variação, então, nem com missal virtual tu consegue seguir direito, mais um ponto negativo pra missa Paulo VI).



Observe que, quando se fala da Igreja Católica, apenas se diz: a Igreja : e quando se diz do protestantismo, se diz: as igrejas.



II. Só ela é santa:



- prega doutrina de santidade do Evangelho.



Sempre ensinou que boas obras são necessárias à salvação. Nunca alterou a doutrina de Cristo, embora chamem de atrasada – como no caso do divórcio e das falsas liberdades;



- utiliza de meios de santificação. Tornando-os até obrigatórios (como Missa aos domingos e dias de santos, Comunhão da Pascoa, confissão anual, jejum, abstinência) e aconselhando sua maior freqüência;



- produz Santos.



A Igreja Católica tem uma legião imensa de santos de todas as condições e idades, em todos os tempos e ainda hoje.



Convida seus filhos à santidade nas associações, congregações e ordens religiosas, algumas de grande rigor.



Produz verdadeiros heróis , que cuidam do próximo com uma dedicação desconhecida das outras religiões.



Vivendo em estado de graça, cumprindo os mandamentos de Deus e da Igreja, freqüentando os Sacramentos, praticando as virtudes alcançaremos tambema perfeição.



III. Só ela é Católica:



-está estendida por todo o mundo;



- é a mesma em toda parte;



- procura alcançar todos os homens, mandando missionários aos países mais longínguos e convidando-nos a trabalhar pela conversão dos pagãos e dos hereges.



IV. Só ela é apostólica.



- conserva a mesma doutrina dos apóstolos;



- seu chefe é o sucessor de S. Pedro



De Pio XII (hoje Bento XVI) a S Pedro é ininterrupta a sério dos papas que governaram a igreja de Cristo . Isto não acontece em nenhuma outra Igreja.



90. As outras Igrejas são falsas



Nem a Igreja Cismática nem o protestantismo tem as notas da verdadeira Igreja.



a) Igreja Cismática



1) Não tem unidade: em cada nação governada logo tempo pelo poder civil, tomou um caráter nacional; por isso, muitos erros se introduziram



2) Nem santidade: seus fundadores se desligaram do Papa por orgulho e ambição de mando e ela nunca produziu Santos;



3) Nem catolicidade: ficou limitada a uns poucos países: é grega, romaica, russa, etc.



4) Nem apostolicidade: quando começou, os apóstolos já haviam morrido há mil anos.



b) O Protestantismo



Este, coitado, ainda é pior.



1) Sem unidade: centenas de seitas contrarias , cada qual com uma doutrina diferente, fruto da livre interpretação da Biblia.



2) Sem santidade: seus fundadores foram depravados como Lutero (com sua vida de embriaguez e impureza) e Henrique VIII (que repudiou ou matou seis esposas, par a casar de novo); nunca produziu um santo. E sua doutrina dispensa boas obras, aceita divorcio, etc;



3) Sem catolicidade: por mais que se difunda, não é o mesmo em toda parte



4) Nem apostolicidade: apareceu no século XVI, e nega os pontos mais importante da doutrina que os Apóstolos pregaram.



c) Vendo como esses pobres cristãos estão no erro, rezemos por eles, para que venham pertencer a verdadeira Igreja.




E agradeçamos a Deus a felicidade de ser da Igreja de Cristo, e façamos tudo para continuar fieis a ela.

Com o texto acima mostramos as 4 notas da Igreja Catolica que comprovam sua autenticidade e santidade, mostrando a todos que ela é a Igreja de Cristo e assim será eternamente.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Uma carta de 2007 que parece ter sido escrita ontem!

Antes de mais nada, rezemos uma Ave Maria pela alma do professor.
 Dircurso do papa Bento XVI aos bispos na catedral da Sé (11/05/07)

PERGUNTA


























Nome:Luiz Ribeiro
Enviada em:11/05/2007
Local:São Paulo - SP, Brasil
Religião:Católica
Escolaridade:Superior concluído






Prezado prof. Orlando e amigos da Montfort,
Salve Maria!

É com a "alma lavada" que escrevo esta carta. O senhor assistiu ao
discurso de Bento XVI aos bispos? Se não, assista, porque o Papa deu verdadeiramente um enorme recado aos bispos brasileiros. Falou da castidade, da mídia que despreza o casamento e - principalmente - da verdadeiro respeito à liturgia (criticando todos os abusos); que eles devem ser pastores e irem atrás as ovelhas perdidas, das seitas que prometem coisas contrárias ao evangelho, e muitas outras que esta carta ficaria muito longa se eu descrevesse. Foi um discurso de um verdadeiro Professor.

O Papa demostrou sua inteligência, clareza e objetividade (como todo o professor deve ser), e com um português gramaticalmente melhor do que o do Presidente Lula. Não há como se obter mais de uma interpretação de seu discurso (a "letra" e o "espírito" são os mesmos). Quem acompanhou esse discurso, como eu, se sentiu abençoado.

Deus nunca erra. E no momento em que a Igreja mais precisa de uma chamada à ortodoxia, Ele sabiamente escolheu como sucessor de Pedro a pessoa mais preparada para ser nosso pastor.

Deus de muitas graças a Bento XVI!

Na Paz de Cristo (com com a "alma lavada"),

Luiz


RESPOSTA











Data:16 Maio 2007






 

Muito prezado Luis,
Salve Maria.

 

     Muito bem. Eu também fiquei felicíssimo com os discursos do Papa Bento XVI. Há quanto tempo não ouvíamos palavras de vida eterna!

     Chega de ouvir faar de emprego, transporte, saúde, lazer e moradia. Eta discursinhos politiqueiros chatos o desses Bispos sem teologia e o desses padres sem Fé.

 

     E "lavada" mesmo foi a que levaram os Bispos da CNBB defensores da "teologia" da Libertação (da escravidão castrista) cujo discurso nada tem de religioso e mais parece discurso de candidato a vereador:

 

"Ataca-se impunemente a santidade do matrimônio e da família, iniciando-se por fazer concessões diante de pressões capazes de incidir negativamente sobre os processos legislativos; justificam-se alguns crimes contra a vida em nome dos direitos da liberdade individual; atenta-se contra a dignidade do ser humano; alastra-se a ferida do divórcio e das uniões livres. Ainda mais: no seio da Igreja, quando o valor do compromisso sacerdotal é questionado como entrega total a Deus através do celibato apostólico e como disponibilidade total para servir às almas, dando-se preferência às questões ideológicas e políticas, inclusive partidárias, a estrutura da consagração total a Deus começa a perder o seu significado mais profundo. Como não sentir tristeza em nossa alma? (Discurso do Papa Bento XVI, Catedral da Sé, São Paulo, 11 de maio de 2007, destaques nossos)"     

 

     Bento XVI teve tal sucesso porque falou como um Papa deve falar. Falou como um verdadeiro pastor fala às ovelhas. E as ovelhas se rejubilaram porque "elas conhecem a voz do bom pastor" que é bem diferente da voz do mercenário e da voz do mau pastor.

     Como foi boa a bem merecida reprimenda pública e caridosa na CNBB. Ela bem que precisava ouvir isso que ouviu, ela que fala tanto e não diz nada de elevado.

     

     Só não concordei com sua frase comparando o português do Papa ao português do Lula. Eles não podem ser comparados. O Lula não fala. Repete. Não discursa: lê. E lê mal! E não sabe o que lê.

     

     E viu você a "banalidade deplorável" do show montado pela CNBB no Pacaembu?

     O papa dizendo palavras de sabedoria, palavras corajosas e destemidas.... E Padre Zezinho cantando a ... Amazônia. Falando das fogueiras da Amazônia, enquanto a Casa de Deus está em fogo. Enquanto milhões de almas podem cair no fogo do inferno, como Nossa Senhora disse em Fátima!

     E as danças para exibir nossa "cultura" ao Papa? Frevo, catira, capoeira... Que espetáculo lamentável para apresentar a um Papa!

     Era hora para isso, se há hora para isso?

     

     Que horror!

   

     E a Aquarela do Brasil? Falar para o papa do "mulato inzoneiro" na hora da maior crise da história da Igreja!

     Que coisa mais deslocada ou Tresloucada?

     E o tal cantor cantando "Ninguém te amou mais do que eu"?

     Isso era para Cristo ou para uma namorada!

     Que ambiguidade horrorosa!

 

     Que horror!

 

     E os discursinhos infantis de festinha de formatura? Que horror!!

     E os estudantinhos tentando falar em "caribenho" canhestro, (só eles julgando-se "autênticos"), para agradar "al líder del Caribe"? ( Fidel ou Chávez?)

     

     Que horror!!!

   

     Que paciência a do Papa!

     Pelo menos houve uma vantagem nesses horrores: o Papa pode ver com os próprios olhos que espetáculos meio-circenses a CNBB promove, apresentando-os como shows "sagrados" ou para litúrgicos. Foi uma boa amostra.

     Pelo menos o Papa -- que conhece música -- pode ouvir com seus próprios ouvidos, as horrendas canções que nossos padres cantores -- que horror!!!! -- cantam em Nossas show-missas.

     

     Que horror! Que sacrilégios!

     E -- permita-me dizê-lo -- Que vergonha!!

     Graças a Deus tudo isso foi largamente superado pelas palavras benditas do Papa.

     Deus proteja o Papa.

     VIVA O PAPA!!!

 

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Não seja como a Dilma: ajude o Rio!


Não prevariquem como a presidente Dilma e o governador Cabral, ajudem os moradores do Rio de Janeiro:


ARQUIDIOCESE S.O.S. RIO
Banco do Brasil
Agência 3612-9
Conta Corrente: 10.2011-0


 




  

Arquidiocese de Olinda e Recife realiza campanha de ajuda às vítimas das enchentes no Rio
Seg, 17 de Janeiro de 2011 13:49 cnbb


A arquidiocese de Olinda e Recife, criou uma conta corrente destinada a ajudar as vítimas das chuvas no interior do Rio de Janeiro. A iniciativa foi uma decisão do arcebispo, dom Antônio Fernando Saburido, em reunião na sexta-feira, 14, com alguns padres, representantes da Aeronáutica, do Exército e da Coordenadoria da Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

domingo, 16 de janeiro de 2011

Bolsa Folgado

Beneficiário do Bolsa Família fica pouco no emprego e demora a achar nova vaga

Por Marta Salomon, no Estadão:
Os beneficiários do Bolsa Família passam menos tempo no emprego e, quando o perdem, demoram mais para encontrar nova vaga com carteira assinada. É o que mostra pesquisa encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, numa indicação de que será longo e complicado o caminho para que os beneficiários da transferência de renda do governo abram mão dos pagamentos mensais do Bolsa Família e encontrem a chamada “porta de saída” do programa.

As primeiras sondagens sobre a relação do público do Bolsa Família com o mercado de trabalho feitas após sete anos de vida do programa mostram que a maioria dos empregos não tem registro em carteira. Entre os beneficiários ocupados, 75,2% não têm cobertura da Previdência Social, calcula o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na população economicamente ativa do País, o porcentual é de 49,8%.

“A inserção dos beneficiários do Bolsa Família no mercado formal, quando existe, é bastante precária. Menos de um ano depois da contratação, metade dos beneficiários é desligada, 30% perderão seus empregos em menos de seis meses. Fora do mercado de trabalho, menos de 25% são recontratados nos quatro anos seguintes”, resume estudo de Alexandre Leichsenring, doutor em estatística e consultor do Ministério do Desenvolvimento Social.

Leichsering pesquisou o comportamento dos beneficiários do Bolsa Família durante quatro anos, de 2003 a 2007, nos registros de emprego do Ministério do Trabalho. A pesquisa identificou entre os beneficiários taxas de admissão menores no mercado formal de trabalho, combinadas com taxas mais elevadas de desligamento do emprego.

A comparação teve como base as demais pessoas com renda até meio salário mínimo inscritas no Cadastro Único do governo: ou seja, pessoas pobres, mas não tão pobres quanto os beneficiários do programa. Durante o período pesquisado, cresceu a participação dos pobres no mercado de trabalho nos dois grupos analisados, anota o estatístico. A passagem pelo emprego é mais rápida entre os beneficiários com menos tempo de estudo e nas Regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste, afirma o estudo Precariedade Laboral e o Programa Bolsa Família. Aqui

Por Reinaldo Azevedo

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

"Como treinar meu espírito orando em línguas"

Não sei se vocês sabem, mas no Wordpress.com existe uma ferramenta que nos permite saber o que motivou as buscas para chegar ao nosso blog. Existem muitos termos no mínimo curiosos e hoje me deparei com um que me arrancou risadas. Vejam:


Termos motor de busca

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Eu gosto da Montfort. E daí? :-)

Eu gosto mesmo, fazer o quê ora bolas... Mas entre ela e a Igreja, fico com a Igreja... O problema é que ela diz que está com a Igreja e tem gente que diz o contrário... As vezes fico confuso :-/


Mas que o site deles vale ouro, ah isso vale!


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PAPA VISITA PACIENTES PEDIÁTRICOS EM HOSPITAL DE ROMA

Roma, 06 jan (RV) - Na tarde de ontem, às 17 horas, Bento XVI visitou o Hospital Policlínico Agostino Gemelli, de Roma. Em clima de Epifania – festa em que se celebra a manifestação do Senhor, luz do mundo, dedicada especialmente às crianças, que recebem doces e presentes – o Papa encontrou-se com a equipe médica e as crianças em recuperação. O Santo Padre abençoou o centro para o tratamento de crianças com espinha bífida - que é uma má-formação congênita grave da coluna vertebral e da medula espinhal – e, logo depois, presenteou os pequenos pacientes com doces e lembranças natalícias.


O Papa falou com as crianças, iniciando por um agradecimento por elas terem-no recebido e assegurando-as de seu amor por elas e de sua proximidade através da oração e do afeto que lhes dedica. Bento XVI agradeceu ainda aos pais das crianças, parentes e equipe médica pela dedicação para com o tratamento das pessoas que estão passando por sofrimentos.


A Epifania é uma tradição que tem referência nos Reis Magos, o Dia de Reis, e, por isso, dirigindo-se às crianças, Bento XVI disse que estava ali com elas para fazer um pouco como os Reis Magos. “Os Magos levaram ao menino Jesus – explicou o Pontífice – oro, incenso e mirra, em sinal de adoração e afeto. Hoje também eu quis trazer-lhes alguns presentes, para que vocês sintam, por meio de um pequeno gesto, a simpatia, a proximidade e o afeto que o Papa tem por vocês”.


“Porém – continuou o Santo Padre -, gostaria que todos vocês, adultos e crianças, lembrassem, nesse tempo de Natal, que o maior presente de todos nos foi dado por Deus.” “Quando olhamos para o presépio, o que vemos? – perguntou Bento XVI. Vemos Maria, José e, principalmente, um bebê, pequeno, que precisa de atenção e cuidados, de amor. Aquele menino é Jesus, aquele menino é o próprio Deus, que quis vir para a Terra a fim de mostrar-nos o quanto nos ama.”


“Deus se fez criança – explicou ainda – para mostrar sua proximidade a todas as crianças e para dizer, a cada um de nós, que ele está presente no rosto de cada criança.”


Bento XVI também foi presenteado pelos pacientes pediátricos com três estátuas em terracota, cada uma representando um Rei Mago, além de ter sido recebido por muito afeto por todos. A coordenadora do centro para o tratamento das crianças com espinha bífida, Cláudia Rendelli, disse que o encontro deu-se em um clima familiar e alegre. Contou que o Papa levou palavras de conforto a todas as crianças e que, com algumas, parou para conversar. Disse também que o Pontífice perguntou a cada um dos pacientes pediátricos qual era a doença que estava ali para curar e sobre como estava indo o tratamento, recebendo, além das respostas, muito carinho das crianças.


Demorou-se por um tempo diante das incubadoras dos neonatos, com grande comoção, devido ao estado de fragilidade dos bebês, e encerrou sua visita encorajando a todos a seguirem o seu trabalho em prol do bem e da cura, agradecendo novamente a todos e manifestando seu afeto. (ED)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os números de 2010

Os duendes das estatísticas do WordPress.com analisaram o desempenho deste blog em 2010 e apresentam-lhe aqui um resumo de alto nível da saúde do seu blog:

Healthy blog!

O Blog-Health-o-Meter™ indica: Uau.

Números apetitosos




Featured image

Um duende das estatísticas pintou esta imagem abstracta, com base nos seus dados.


Cerca de 3 milhões de pessoas visitam o Taj Mahal todos os anos. Este blog foi visitado cerca de 25,000 vezes em 2010. Se este blog fosse o Taj Mahal, eram precisos 3 dias para que essas pessoas o visitassem.

In 2010, there were 242 new posts, growing the total archive of this blog to 384 posts. Fez upload de 152 imagens, ocupando um total de 25mb. Isso equivale a cerca de 3 imagens por semana.

The busiest day of the year was 28 de setembro with 291 views. The most popular post that day was Dilma: “nem mesmo cristo querendo, me tira essa vitória”.

De onde vieram?


Os sites que mais tráfego lhe enviaram em 2010 foram emdefesadelefebvre.blogspot.com, fratresinunum.com, twitter.com, google.com.br e search.conduit.com

Alguns visitantes vieram dos motores de busca, sobretudo por bento xvi, bússola, andrea bocelli, maçonaria e sacramento da eucaristia catequese

Atracções em 2010


Estes são os artigos e páginas mais visitados em 2010.
1

Dilma: “nem mesmo cristo querendo, me tira essa vitória” setembro, 2010
1 comentário
2

"Três dicas" para orar em línguas janeiro, 2010
24 comentários
3

88 Motivos p/ NÃO votar em Dilma e no PT julho, 2010
9 comentários e 1 "Like" no WordPress.com,
4

RCC e a "maldição Hereditária" setembro, 2009
19 comentários
5

Sacramento da Eucaristia fevereiro, 2010
2 comentários

Maomé e Islamismo segundo São Tomás (Via blog S. Pio V)





Tão maravilhosa conversão do mundo para a fé cristã é de tal modo certíssimo indício dos sinais havidos no passado, que eles não precisaram ser reiterados no futuro, visto que os seus efeitos os evidenciavam. Seria realmente o maior dos sinais miraculosos se o mundo tivesse sido induzido, sem aqueles maravilhosos sinais, por homens rudes e vulgares, a crer em verdades tão elevadas, a realizar coisas tão difíceis e a desprezar bens tão valiosos. Mas ainda: em nossos dias Deus, por meio dos seus santos, não cessa de operar milagres para confirmação da fé.

No entanto, os iniciadores de seitas errôneas seguiram caminho oposto,

a) como se tornou patente em Maomé. Ele seduziu os povos com promessas referentes aos desejos carnais, excitados que são pela concupiscência.

b) Formulou também preceitos conformes àquelas promessas, relaxando, desse modo, as rédeas que seguram os desejos da carne.

c) Além disso, não apresentou testemunhos da verdade, senão aqueles que facilmente podem ser conhecidos pela razão natural de qualquer medíocre ilustrado. Além disso, introduziu, em verdades que tinha ensinado, fábulas e doutrinas falsas.

d) Também não apresentou sinais sobrenaturais. Ora, só mediante estes há conveniente testemunho da inspiração divina, enquanto uma ação visível, que não pode ser senão divina, mostra que o mestre da verdade está inspirado de modo invisível. Mas Maomé manifestou ter sido enviado pelo poder das armas, que também são sinais dos ladrões e dos tiranos.

e) Ademais, desde o início, homens sábios, versados em coisas divinas e humanas, nele não acreditaram. Nele, porém, acreditaram homens que, animalizados no deserto, eram totalmente ignorantes da doutrina divina. No entanto, foi a multidão de tais homens que obrigou os outros a obedecerem, pela violência das armas, a uma lei.

f) Finalmente, nenhum dos oráculos dos profetas que o antecederam dele deu testemunho, visto que ele deturpou com fabulosas narrativas quase todos os fatos do Antigo e do Novo Testamento. Tudo isso pode ser verificado ao se estudar a sua lei. Já também por isso, e de caso sagazmente pensado, não deixou para leitura de seus seguidores os livros do Antigo Testamento, para que não o acusassem de impostura.

g) Fica assim comprovado que os que lhe dão fé à palavra crêem levianamente.

---

São Tomás de Aquino. Suma contra os gentios. Livro I, 40-41.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DilmAborto e Pedir Mais Cedo: o começo de uma longa amizade



Por Reinaldo Azevedo

(...)


Dono de emissora de televisão na fila de cumprimentos da presidente da República, no dia da posse, é fato normal, corriqueiro? Não é, não! E um diretor de jornalismo, como é o caso de Douglas Tavolaro, no beija-mão? É coisa da qual a imprensa deva se orgulhar? Bem, é coisa da qual a Record certamente se orgulha, como se nota pelo tom quase apoteótico da narrativa. E convém, então, não confundir a imprensa com a emissora.


O conjunto da obra já seria heterodoxo o bastante não estivesse a cúpula da Record na, atenção!, fila dos dignitários estrangeiros. Não havendo onde enfiar Edir Macedo e seus homens de preto, houveram por bem considerá-lo chefe de estado - além de ser uma autoridade, muito à sua maneira, “eclesiástica”… Essa fila é organizada pelo Itamaraty, que nunca se engana nessas coisas. Macedo cochicha alguma coisa ao ouvido da presidente, que sorri. Um momento realmente lindo e doce da política, do jornalismo e até da diplomacia, que não mereceu o estranhamento dos meus colegas da imprensa. Parece que a missão de perguntar por que os jabutis estão em cima das árvores continua QUASE monopólio deste escriba.


A fila de cumprimentos das autoridades e convidados brasileiros se deu depois da posse dos ministros. Ali estavam os governadores de Estado e outras autoridades. Macedo teve, pois, lugar de honra. Está acima dessa gentalha toda. Isso mostra bem a gratidão de Dilma - e de Lula - à Record e ao teor de chapa-branquismo do jornalismo praticado pela emissora. Em qualquer outro país democrático, algo assim seria inconcebível; se ocorresse, seria um escândalo. Por aqui, parece tão normal quanto declarar que hoje é terça-feira.


Fatores antecedentes e o futuro
Macedo, vocês se lembram, divulgou uma carta em apoio a Dilma durante a campanha eleitoral, quando a opinião da então candidata, favorável à descriminação do aborto, começou a lhe causar problemas. Um apoio certamente de peso. O dito religioso faz em vídeo uma das defesas mais asquerosas do aborto de que tive notícia (aqui). Ali, em meio a apelos de suposta cientificidade, ouvem-se coisas como: “O que é melhor? Um aborto ou uma criança vivendo num lixão?”. Ou ainda: “É preferível abortar do que ter a criança saudável, mas criando problemas para si, mendigando, comendo o pão que o diabo amassou e sendo nociva à sociedade”. São flagrantes da moral e da ética de um homem que, na posse, recebeu distinção que não foi reservada a nenhum outro brasileiro, o que obrigou ao cerimonial a lhe arrumar uma vaga entre as autoridades estrangeiras. Nunca antes na história destepaiz


Tanto a cúpula da Record como o governo sabem por que estavam lá os “homens de Deus”. Esse “espírito crítico” do beija-mão foi empregado pela Record na, por assim dizer, “cobertura jornalística” da campanha eleitoral. No ramo a que se dedicam todas as personagens envolvidas na história, é dando que se recebe. E é claro que não estou me referindo a São Francisco de Assis - não seria eu a misturar um santo com Edir Macedo.


Controle da mídia
Dilma não parece muito entusiasmada com o projeto de Franklin Martins de “controlar a mídia”. Há na proposta do ex-ministro da Supressão da Verdade muito de rancor pessoal, contra a Globo, e a presidente considera que não é o caso de comprar uma briga que não é sua. Há no governo - sim, no novo governo - quem ache que cooptar os cooptáveis é muito mais fácil do que censurar os independentes. Muitos petistas - a começar de José Dirceu! - estão empenhados em criar uma espécie de “imprensa-espelho”, que concorra com a imprensa séria, aquela ainda comprometida com os fatos e com a verdade,  que tem a independência como sua característica principal.


Intramuros, o Palácio considera que já tem no papo, hoje, ao menos três redes de televisão, além da simpatia explícita de uma quarta, uma revista semanal de alguma relevância, vários jornais e um sem-número de emissoras de rádio, cujo apoio foi conquistado com a chamada “pulverização” da verba publicitária oficial. Os comandantes dessas empresas, no entanto, não ousaram comparecer ao beija-mão. Macedo não precisa disfarçar. Ele é aquilo que é.


Aquela súcia que vive cobrando “controle social da mídia” em nome da “independência e da pluralidade” não vai protestar. Afinal, o bando considera que só se é verdadeiramente independente quando se está alinhado com o PT. Quem precisa de Franklin Martins? Há métodos mais eficientes do que o seu leninismo caipira.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cachorro vira-lata






Vocês já repararam que não há nada na Criação que aparente maior resolução que os vira-latas de rua? Um vira-lata que anda parece mais resoluto que um soldado que vai para a batalha, que um herói que vai salvar uma vida, que uma mulher que parte ao encontro do amado.


Eles andam, decididos, sem olhar para os lados, com a cabeça erguida, como se houvessem tomado uma decisão irreversível... que não existe.

Trata-se de um bicho burrinho, de um animal que foi criado para buscar agradar a um mestre que não tem, de um ser frustrado naquilo que ele foi criado para ser. Mas como parece resoluto! Como pisa firme, como não olha para os lados!

É um pouco o que me lembram as pessoas que cantam em verso e prosa a falsa liberdade de não serem "tolhidos" pelos Mandamentos, que seguem, escravas de seus instintos, resolutas a caminho do abismo, tratando de caviar a comida podre da lata virada e de vicissitude inelutável da existência a sarna e a bicheira. Não vêem melhor, não sabem haver melhor, não sonham com melhor. Só vêem na liberdade real do cachorro que ama seu mestre e por ele é amado a coleira... que alegra o cãozinho bem-tratado e bem-amado. Orgulham-se de serem "bem-resolvidos sexualmente" quando na verdade são escravos da promiscuidade e de perversas relações de dominação e (ab)uso do sexo oposto (isso qdo é o oposto!); andam firmes, de olhar erguido, em busca daquelas baixezas a que os arrastam os seus instintos, ditadores muito mais exigentes que as amorosas leis da Igreja.

Vivem como um cachorro de rua, que na verdade está sempre procurando a metade que lhe falta, que é o mestre que o acolha e ama e a quem ele protegerá, com o agravante de usarem da razão, dom divino, para se afastar daquilo que ela mesma manda abraçar (a Graça). É o próprio objetivo de seu ser que é frustrado.

[]s,

seu irmão em Cristo,

Carlos


 Retirado de uma mensagem da lista de discussão Tradição Católica do Yahoo Groups enviada pelo professor Carlos Ramalhete.